domingo, 18 de agosto de 2013

Desafio 100k de MTB em Braço do Norte-SC

Novamente chegou a data de um dos eventos com melhor organização que participei, Desafio 100k de MTB na cidade de Braço do Norte, cidade próxima a Serra do Rio do Rastro em SC. O evento é organizado pela Loja Bike e Adventure do gente boa Dalcio. 


Saímos sábado de Brusque/SC pelas sete horas da manhã, após carregar as bikes no carro, Eu, Gustavo, Eder e Toninho com elas no teto em dois carros rumo ao Sul do Estado. No caminho uma parada estratégica na Lanchonete Engenho para o tradicional caldo de cana.

Novamente eu estava passando pela BR-101 rumo ao sul, estrada que a pouco mais de 15 dias percorri em minha viagem de bike a Gramado/RS, mas agora de carro, e observando tudo aquilo que vi na velocidade de bike e tentando relatar ao Gustavo os imprevistos, os acontecimento e os detalhes daquela viagem.

Chegamos em Braço do Norte as 11:30 e fomos direto a loja retirar nossos kits, assinar os documentos do seguro, dá aquele visual na loja e tentar não comprar nada. Um pouco de papo com o Dalcio e com sua equipe, umas voltas do Toninho nas bikes da loja, uma conferida do Gustavo e do Eder nos suportes para carregar bike no carro e já era hora do almoço. 

Aproveitamos para almoçar em frente a loja, no Restaurante Casa Grande aonde são oferecidos o almoço e café da manhã inclusos na inscrição do evento. Reabastecidos nos deslocamos até o Costa Nobre Hotel, aonde novamente fomos muito bem recebidos. Acho o hotel uma excelente opção para cicloturistas, pois ele possuem uma sala junto a recepção que deixam guardar a bike ou permitem você levar usa bike para o quarto, inclusive utilizando o elevador.


Descarregamos as coisas do carro e em 30 minutos já estávamos prontos para passear. Como a previsão do tempo não era muito atrativa, escolhemos o carro e fomos em direção a Serra do Corvo Branco. Local fantástico e muito bonito, está perdendo um pouco de beleza pois estão mexendo na estrada para construção de uma rodovia asfaltada para promover o turismo ao local e facilitar o deslocamentos entre as cidades de Grão Pará e Urubici. Encontramos alguns poucos ciclistas subindo a Serra e após várias paradas para fotos estávamos no topo. Lá estavam cerca de 100 motociclistas fazendo uma parada referente a uma trilha. 


Tocamos adiante o dia de viagem agora rumo ao Morro da Igreja aonde está localizado o Cindacta e considerado o ponto habitado mais alto do Brasil. Quase chegando ao pico fomos surpreendidos por um nevoeiro que fechou completamente o tempo nos deixando com um visão muito limitada de no máximo cinco metros. Não foi desta vez que o Gustavo conseguiu ver a tradicional pedra furada, ponto turístico do pico do Morro da Igreja.

Após não ver muita coisa lá em cima e o tempo não dar sinal de abrir novamente, descemos até a Cachoeira Véu da Noiva para tomar um café da tarde. Sem muitas opções sem glúten, o pessoal fez um esforço e me ofereceu algumas roscas de polvilho doce e uma média com leite, de sobremesa uma cocada.

Era hora de retornar a Braço de Norte, percursos de retorno definido pela Serra do Rio do Rastro. Chegando a uns vinte quilômetros da serra novamente o tempo fechado, mas desta vez a noite já chegado e com isto a visibilidade ainda mais reduzida. Foram alguns quilômetros de stress e nervosismo andando com visibilidade mínima, sem auxilio da iluminação noturna do local, que é desligada quando existe muito neblina e uma terrível sinalização existente no local.

Chegamos a Braço do Norte por volta das 20 horas e 30 minutos, uma hora atrasado do previsto. Tocamos direto para o Cabana Grill Restaurante e Pizzaria, local que já conhecíamos e eu tinha certeza de alimentação sem glúten. Eu e o Gustavo optamos pelo Alcatra a Cavalo enquanto o Eder foi no Alcatra Acebolado e o Toninho ficou no rodizio de pizza, muita pizza por sinal (rsrsrsr). Satisfeitos era hora de separar o material para pedalar no outro dia e descansar.

Acordamos as 06 horas e 30 minutos, começamos a nos arrumas até que o café fosse servido pelo hotel programado para 07 horas. Como de costume muitas opções sem glúten no café: Pão de Queijo, Coruja, Roscas de Polvilho Doce e de Polvilho Salgado, Pão de Milho e muitas opções de frutas.

Pouco antes da largada programada para as oito horas chegamos em frente a loja Bike e Adventure que já estava com tudo pronto para a largada. Com um pouco de atraso largamos as 08:11 rumo aos km de pedal que vinham pela frente.

Com algumas pequenas mudanças no percurso, principalmente após passar pelo centro da cidade pedalamos num ritmo tranquilo os vinte primeiros quilômetros que foram um misto de estrada de chão, areia e asfalto. Esta primeira parte do percursos tinha sentido para a cidade de Grão Pará, estrada pela qual passamos no dia anterior. Chegando novamente ao asfalto com uns 15km rodado e o sentido do percurso retorna a cidade de Braço do Norte, aproveitamos para acelerar colocando um media de 30km/h durante os 10km de asfalto até chegar novamente a estradas de chão que nos levariam a cidade de São Ludgero.



Chegamos a parte mais bonita do percurso, com estrada de chão sempre margeando o rio e com muito poucas subidas. Muitas paisagens naturais e aquele barulho característico do rio e suas pedras. Estavamos com 30km rodados e a garantia de 20km pela frente com a mesma paisagens e tranquilidade. Uma parada no km 40 para comer algumas barrinhas de cereal e seguimos adiante até a ponte que nos levaria ao outro lado do rio e ao ponto de apoio preparado pela organização.

Chegando ao local fomos servidor com Gatorade, frutas e sanduíches, este último que optei por não comer devido ao glúten. Como sempre fantástica a estrutura do evento, com a equipe de apoio sempre acompanhando todos os participantes e oferecendo um excelente serviço. Ficamos parados por uns 20 minutos e seguimos rumo aos últimos 50km do desafio, o sentido agora era passar pela cidade de São Ludgero rumo a cidade de Orleans.

Após percorrer mais uns 15 km, o Toninho começou a relatar algumas dores no joelho e definimos então diminuir um pouco o ritmo e seguir na média de 20km/h para não forçar muito e desgastar ainda mais. Com 70km chegamos a cidade de Orleans aonde fizemos um nova parada junto ao posto de combustível. Eu aproveitei para comer um pão de queijo enquanto a galera dava um descansada já que a partir de agora vinhas ons últimos km de pedal e uma longa subida de 10km no asfalto retornando a cidade de São Ludgero, agora pela rodovia principal.


Os últimos km foram os mais cansativos e também os mais chatos, depois de pedalar por todas aquelas belas paisagens enfrentar um longo percursos de asfalto e subida, nada pior. O único ponto positivo é que tudo que sobe uma hora tem que descer, e que descida boa, sem pedalar a bike chegou tranquilo aos 48km e foram 5km de descida constante. Chegamos ao final, após 92.8km percorridos e um tempo total de pedal de 05 horas e 48 minutos e média final de 17km/h.



Fomos direto para o almoço oferecido pelo evento. Após seguimos para o hotel, aquele banho, arrumamos todas as coisas e retornamos para casa. Foram 5 horas de carro, muito transito e um pouco de chuva. Chegamos em Brusque bem tarde, por volta das 20:30, mas valeu a pena o final de passeio e pedal com a galera do CicloturismoBQ.

Agradeço a companhia do Eder, Gustavo e Toninho e deixo o convite para em 2014 mais pessoas retornar conosco ao evento.

Fotos


Vídeo


Percurso

Nenhum comentário:

Postar um comentário