domingo, 21 de julho de 2013

Brusque-SC > Gramado-RS - Segundo Dia de Viagem


Iniciamos o segundo dia de pedal com muito frio e logo pela manhã já foi possível ver um novo pneu furado na bicicleta do Douglas, provavelmente fruto do mesmo vidro encontrado no acostamento no outro dia. Preparamos o café da manhã no chalé que alugamos, já que tinha cozinha e havíamos comprado no dia anterior no mercadinho 24hrs algumas comidas. Para mim eu utilizei 2 pão francês sem glúten pré-assado, que preparei numa frigideira disponível no local e comi com um sache de leite condensado cozido que também trouxe junto.


Um atraso de uns 30 minutos na saída para arrumar o pneu da bicicleta do Douglas e rumamos de bike pelo centrinho da Praia do Rosa. Encontramos um venda e realizamos a compra de um cacho de banana, 1 kg de tangerina e 1 kg de laranja. Naquele local nos deparamos com uma cena inusitada de um cachorro passeando com um peixe cru na boca, procurando um local mais confortável e seguro para saborear sua refeição.

Inicialmente a previsão era passar pelo canal da Lagoa de Ibiraquera, mas devido à mare alta tivemos que modificar o percurso e pedalar em direção a BR-101 para seguir viagem. Chegando já próximo a BR nos deparamos com um forte vento sul contra o sentido do pedal que nos acompanhou durante todo o segundo dia. Próximo ao meio dia um novo pneu furado quando já estávamos próximos a cidade de Laguna. Uma parada estratégica num posto de combustível para o conserto e aproveitar para fazer um lanche e repor as energias, gasta principalmente na força necessária para se pedalar com um forte vento contra. Momento antes o Douglas já havia relatado as dores que vinha sentindo no joelho e a dificuldade que estava tendo em pedalar,  principalmente apos alguns momentos de paradas. Programamos então pedalar até a o trevo da cidade de Laguna, destino final previsto para aquele dia. Até lá foi necessário muito esforço e as dores do Douglas aumentando e atrapalhando o seu rendimento, fazendo com que o deixássemos sempre no vácuo para não exigir maior esforço. Chegando próximo ao trevo de Laguna passou por nós  meu irmão com sua família, meu pai, minha mãe e minha sobrinha Carol. Assim que nos viram  pedalando pela marginal deram setas e pararam para saber sobre a viagem e ver estávamos precisando de algo. Passados uns 15 minutos de conversa e após algumas fotos eles e nós, seguimos viagem rumos a seus destinos. 

Ao parar no Trevo de acesso a cidade de Laguna, decidimos então seguir até o próximo posto existente pouco antes da travessia do canal de Laguna aonde encontraríamos uma lanchonete e hotel. Lá conseguimos uma carona para o Douglas ir até a cidade de Tubarão de resgate, já que o mesmo estava com grandes dificuldade inclusive de andar devido as dores no Joelho, e seguimos pedalando agora em apenas 3 até a cidade Tubarão aonde iriamos pernoitar aquele dia a noite. Ficamos hospedados no Hotel Tubarão, localizado bem no trevo principal da cidade aos fundos do posto. Um preço condizente com a qualidade do local e principalmente atrativo pela fácil localização. Para o Jantar, chamamos um taxi e fomos até Farol Shopping por R$ 15,00. Na praça de alimentação encontramos o restaurante Piemonte Pasta Grill que prepara uma massa conforme escolha do cliente, aonde ele escolhe entre 3 tipos iniciais de pacote de produtos e vai incluindo na preparação os condimentos, acompanhamentos e formato de preparado escolhido. Ao conversar com os atendentes fui informado da disponibilidade massa sem glúten e que poderiam prepará-la separadamente mas que precisaria aguardar uns 15 minutos para o cozimento da massa. O pessoal enquanto isso foi preparando suas pastas e comendo enquanto eu esperava a minha deliciosa janta ficar pronta.

No shopping conversamos e chegamos a conclusão da dificuldade do Douglas seguir viagem devido a inflamação em seus joelhos, talvez ocasionada pela friagem do dia anterior junto com o esforço necessário de se pedalar contra o vento e traçamos 2 alternativas, inicialmente o Douglas poderia ir de Ônibus até nosso próximo destino para verificar se com um dia de repouso ele iria melhorar ou então retornar para casa. 

Ligamos para Brusque e conversamos com o Fabico, que inicialmente iria fazer toda a viagem conosco, mas devido alguns contratempos e o clima resolveu preserva-se. Atraído pela possibilidade de ingressar ao grupo e agora com um tempo mais estável e um previsão do tempo mais otimista, ficou combinado sua vinda no próximo dia de caminhonete e que dali em diante o Douglas iria acompanhar a turma com carro de apoio e o Fabico iria iniciar sua viagem pedalando.

Origem: Praia do Rosa - Garopaba/SC
Destino: Tubarão/SC
Distância percorrida: 70,70km
Tempo Pedalando: 04h28min 
Tempo Geral: 
6h54min
Velocidade Média: 15.8km/h 
Ganho Total: 226m

Totalizadores
Distancia Percorrida: 207,76km
Tempo Pedalando: 11h33min
Tempo Geral: 18h48min

Ganho de Altitude Total: 1012m

Nenhum comentário:

Postar um comentário