quarta-feira, 24 de julho de 2013

Brusque-SC > Gramado-RS - Quinto Dia de Viagem (Folga do Pedal)


Nosso quinto dia de viagem é folga do pedal, uma benefício pelos ganhos de 30k nos três primeiros dias de viagem. O dia estava muito frio, acordamos por volta das 08 hrs e ainda era possível ver bastante gelo em tudo que estava na rua e nos telhados das casas. 

Tomamos um café da manhã no própria pousada, por falta de opções utilizei do pão em fatias sem glúten da Bem Nutrir com aquele mel gostoso da região e tomei um café reforçado. Pegamos a estrada de carro para conhecer o Cânion Fortaleza, considerado o mais bonito. São aproximadamente 20km de estradas sendo que uma grande parte já está asfaltada. No caminho foi possível encontrar ainda bastante gelo na estrada, principalmente na região ainda em estrada de chão, passávamos de carro e aquele barulho do gelo quebrando-se era muito legal.

O Cânion fortaleza não possui uma estrutura turística igual ao Itaimbezinho, mas realmente é muito bonito. Ficamos por uma hora aproximadamente na parte baixa batendo fotos e adminirando as paisagens e partimos para o mirante e parte mais alta do canion. São 20 minutos de caminhada com bastante lama para chegar ao topo, uma caminho tranquilo para ser feito, mas cansativo para pessoas que estão fora de forma e tem algum dificuldade em caminhar. A vista lá de cima é mais bonita ainda, podendo visualizar inclusive a cachoeira e uma queda incrível. 

Mais 20 minutos para retornar e no caminho quase chegando nos carros encontramos um animal selvagem, parecia uma raposa, cachorro do mato ou gaxaim, não sabemos ao certo qual animal era. Ele estava com muita fome, pois apareceu perto dos carros procurando restos de comida e em pouco tempo virou a atração. O Marcos com suas frutas serviu um banquete para ele, tanto é que aceitou inclusive pousar para fotos.

Já estava próximo ao meio dia e fome começou a aparecer, retornamos ao centro da cidade de Cambará do Sul e fomos procurar restaurante para almoço. Fomos a alguns lugares atrás de churrascaria, mas acabamos finalizando a escolha na Galpão Costaneira, excelente comida tropeira e um ambiente muito legal. Variada opções de comida, inclusive sem glúten como batata doce, aipim, polenta, além dos tradicionais arroz, feijão, entre outros. Tomei um suco de uva branca regional muito bom, e o tradicional sagu de sobremesa.

A tarde o programação foi andar de cavalo, realizamos um percurso de 7km que durou quase 2 horas, tudo foi muito legal e diferente para uma tradicional viagem de bicicleta. Depois disso fomos para uma das 2 padarias disponíveis na cidade e depois de muita conversa, consegui convencer eles a me venderem uma caruja e um pote com nata, o café da tarde estava garantido.

Retornamos ao hotel para dar uma arrumada nas coisas e tentar antecipar a saída do próximo dia. Chegando no hotel, descobrimos que devido as mudanças climáticas de frio e sol e por deixado a bike na sacada, o pneu da bike do Egorn havia estourado e rasgado, isto que ele era de kevlar. Foi necessário a troca do pneu e câmara, além do Marcos que realizou uma limpeza geral na corrente dele.

O jantar foi no mesmo local de ontem, na Galeteria Casarão. Para hoje, optamos pela comida mais light, já que o dia foi de muitas refeições, então seria buffet e sopas, sendo que fizeram uma especial para mim somente de legumes e frango sem glúten. Novamente aquela qualidade na comida e no atendimento, estes estão preparados e estruturas para o turismo que esta região promete.

No jantar encontramos o pessoal do ONomade.net, já havíamos conversado com eles no posto de combustível, estavam indo para a divisa do Rio Grande do Sul com o Uruguai pelo interior para retornar pelo litoral, pois estão preparando um documentário sobre o litoral brasileiro. São três pilotos da Grande Florianópolis com vasta experiência em pilotagem que já produziram outro documentário sobre a America do Sul. Foram algumas horas de muito conversa e algumas besteiras.

Era hora de descansar, marcava o relógio 22:30, mas o frio estava intenso e no caminho a pé para a pousada foi possível já encontrar bastante gelo. 

Sorte nossa que o quarto já estava desde as 15 horas com a calefação ligada, ou seja, numa temperatura ótima para dormir. Banho e cama que amanhã tem pedal novamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário