terça-feira, 23 de julho de 2013

Brusque-SC > Gramado-RS - Quarto Dia de Viagem


Amanheceu muito frio no quarto dia, estávamos na cidade de Sombrio e o destino programado que era ir até Praia Grande, na noite anterior foi alterado para Cambará do Sul, no alto da Serra Geral e no percurso do dia incrementado 32km adicionais sendo 18km de Serra. Era hora de encarar o frio e iniciar o pedal. A partir de hoje com 2 novos integrantes em tempo integral, Fabico e João Marcos, que ambos iniciaram o dia pedalando. 

Devido ao visual da cozinha da pousada que dormimos, conhecida no dia anterior, decidimos tomar café no caminho, que pelo "GPS Mental" do Marcos seria coisa de 4km no máximo. Já havíamos pedalado 16km e nada de chegar o local do café da manhã, muitas reclamações, resmungos encontramos um placa informando que estávamos a 2km do local de parada, dá nada pedalar quase 20km para tomar café, imagina o restante que vem pela frente. No ponto de parada do Japonês, recém inaugurado, fomos muito bem atendidos e após uma conversa com o pessoal consegui que eles fizessem dois misto quente com pão sem glúten fatiado da Bem Nutrir que trouxe comigo para a viagem.

Após comer, bastante como de costume, seguimos viagem pela BR-101 em direção ao sul até o trevo de acesso a cidade de Praia Grande. O frio não desapareceu e para piorar o vento contra chegou para dificultar um pouco mais o dia mais puxado de pedal. Chegamos ao trevo e seguimos a cidade, deste ponto em diante a coisa ficou ainda pior, o vento aumentou e não deu trégua em nenhum momento, foram os 20km mais cansativos de toda viagem até agora. Chegamos a cidade e paramos no ponto de Informações Turísticas para obter informações mais precisas do nosso percurso. 

Seguimos caminho rumo ao centro da cidade para realizar uma parada para o almoço, pois a partir de agora seriamos apenas a serra entre nós e o destino. Uma parada de meia hora numa padaria e mais 2 misto quente preparados com pão sem glúten, desta vez com os cuidados devidos já que a proprietária conhecia a doença celíaca pois possui uma sobrinha e já está acostumada. Estava na hora de encarar a subida, arrumamos as ultimas coisas na bike e seguimos para os próximos 20km de subida que vinham pela frente.

Mantemos um bom ritmo para a subida, pedalando na média de 8km/h e constante. Após seis quilômetros encontramos a Polícia Civil que estava realizando blitz no local devido ter encontrado um corpo na serra pela manhã. Passamos por eles e após mais uns 3km, primeira parada para descanso e retirar algumas roupas, pois o calor já estava presente. Pedalamos mais uns 5km e nova parada, agora somente para descanso já que o frio começou a dar as caras, estávamos com temperatura próximo a zero graus. Neste ponto formos surpreendidos por um vento muito forte, que nos acompanhou a partir daquele momento dificultando um pouco mais a subida.


Pela frente ainda mais 10k de pedal, muito frio, subidas e daqui a diante gelo, muito gelo. Chegamos a um ponto que mesmo estando as 16 horas a estrada ainda encontra-se congelada e uma sensação única de pedalar sobre o gelo. Dava para escutar o barulho daquela fina casca se quebrando conforme passávamos de bicicletada sobre ele, mas também encontramos alguns pontos que não se quebravam e assim faziam o pneu escorregar e deixar o percurso um pouco perigoso. 

Estávamos chegando ao topo da serra e a 6km da entrada do Parque Aparatos da Serra, ponto final de nosso pedal do dia.



Quando chegamos ao topo da serra, que esperávamos aliviados para acabar a constante subida demos de cara com o vento e muito mais forte do que tínhamos na subida e que fez que nossa esperança se transformar-se em decepção, pois mesmo nas descidas não conseguíamos evoluir com a velocidade desejada.


Muito cansados chegamos a nosso objetivo e destino final do dia o portão do Parque Aparatos da Serra  e agora já no estado do Rio Grande do Sul. Agora era esperar nosso resgate que havíamos combinado para nos levar até a cidade de Cambará do Sul no Pousada Paraíso, aonde havíamos realizado a reserva.

Chegando na pousada encontramos a calefação ligada proporcionando um clima ótimo dentro dos quartos e um ótimo banho quente, ideal para relaxar a tirar o cansaço do dia.

Lá pelas 21 horas, saímos a pé atrás de um local para jantar, o clima está muito frio abaixo de zero graus. Encontramos a Galeteria Casarão, que serviam um cardápio com 4 opções: Buffet, Buffet+Sopas, Buffet+Galeto/Alcatra e Buffet+Truta. Eu fiquei com a segunda opção que a era única que o acompanhamento não tinha glúten. Após jantar aproveitamos aquele frio "gostoso" para dar uma volta no centro da cidade. Hora de dormir, amanhã o dia é de folga, benefício dos 30km ganhos no três primeiros de pedal.


Origem: Sombrio/SC
Destino: Cambará do Sul/RS
Distância Percorrida: 67.6km
Tempo Pedalando: 05h55min
Duração Total: 09h25min 
Velocidade Média: 11.4km/h 
Ganho total: 1.525m

Totalizadores
Distancia Percorrida: 382,66km
Tempo Pedalando: 23h43min
Tempo Geral: 38h23min

Ganho de Altitude Total: 3068m


Nenhum comentário:

Postar um comentário